Água na Gestação
Gestantes devem ingerir pelo menos dois litros de líquido por dia para garantir o bom desenvolvimento do feto
Beber água é fundamental e na gravidez então é ainda mais importante, uma vez que é ela a responsável pela formação do líquido amniótico, que auxilia e protege o bebê enquanto ele está na barriga da mamãe. Para saber sobre os benefícios e qual a quantidade recomendada por dia conversamos com dois especialistas, o Dr. Alfonso Massaguer e o Dr. Julio Bergmann. Confira o que eles disseram.
A água a responsável pela formação do líquido amniótico? Aliás, qual a importância dele na gravidez?
Dr. Alfonso Massaguer: Sim, entre outros. O líquido amniótico é importantíssimo para a formação fetal e bom curso da gestação e é formado principalmente pela urina do bebê. Mães bem hidratadas facilitam a perfusão placentária e consequentemente, a passagem de nutrientes e líquidos para o bebê, que tenderá a formar o líquido amniótico adequadamente.
Dr. Julio Bergmann: O líquido amniótico consiste de células epiteliais fetais descamadas e quantidades aproximadamente iguais de sais orgânicos e inorgânicos e cerca de 99% de água. Portanto, é a água o principal constituinte do líquido amniótico. Ao contrário do que se imaginava de que este líquido fica estagnado, ocorre uma renovação com rapidez de cerca de 300 a 500 ml por hora, ou seja, a cada 2 a 3 horas todo o líquido amniótico é trocado entre a mãe e o feto.
Portanto, é fundamental a mãe estar bem hidratada. Neste período, a mãe precisa de uma ingestão adequada de minerais e beber pelo menos 2 litros de água por dia. A água alcalina magnesiana preenche todos estes requisitos e é considerada a água ideal para a gravidez.
Qual a quantidade de água deve ser ingerida por dia nessa fase?
Dr. Alfonso Massaguer:Os bons hábitos alimentares devem ser mantidos ou melhorados na gestação! Procure ingerir 2 litros de líquidos por dia durante a gestação.
Dr. Julio Bergmann: Pelo menos 2 litros de água por dia.
Quais os riscos se não ingerir?
Dr. Alfonso Massaguer: Ingerir pouco líquido durante a gestação poderá causar desidratação materna e como resultado podem surgir desde a hipotensão, que é a baixa dos níveis de pressão arterial que causa mal estar, tonturas, vômitos e desmaios, até infecções urinárias.
Dr. Julio Bergmann: O risco é de a mãe ficar desidratada e não ocorrer um desenvolvimento fetal adequado.
Outras bebidas também valem, como sucos e chás?
Dr. Alfonso Massaguer: Sim! Sucos naturais são fonte não só de água, como de vitaminas e sais minerais. É claro que pacientes com restrição alimentar deverão consultar o médico para adequarem sua dieta, mas de modo geral, todo líquido saudável é bem vindo. Pacientes com restrição de sódio devem evitar refrigerantes e sucos de caixinha.
Dr. Julio Bergmann: O líquido que mais hidrata é a água. Tanto sucos como chás apresentam substância que terão que ser eliminadas na urina e não apresentam o mesmo potencial de hidratação do que a água. Além disso, sucos apresentam calorias extras que podem não ser interessante para a maioria das gestantes. Portanto o melhor líquido é a água. O líquido ideal, como foi mencionado anteriormente é a água alcalina magnesiana.
Alguma dica especial?
Dr. Alfonso Massaguer: Pacientes com restrição de açúcares, carboidratos ou mesmo restrição calórica deverão controlar a quantidade de suco de frutas e refrigerantes devido aos açúcares. Pacientes com hipertensão devem ter baixa ingestão de sódio e devem evitar refrigerantes e sucos em caixinha, mas quase ninguém precisa evitar água. Por isso, capriche, mantenha uma garrafinha de água sempre na bolsa, no trabalho ou perto de você em casa e tenha uma gestação mais saudável.
Dr. Julio Bergmann: A gravidez é um momento especial e importantíssimo na vida da mãe e do feto. Portanto, é muito importante alimentar-se bem e ficar bem hidratado. É melhor dar preferência por alimentos não industrializados e mais orgânicos possíveis. Também é muito importante tomar água de qualidade. Uma alimentação equilibrada é a chave para um bom desenvolvimento da criança, sem aumentar excessivamente o peso da gestante.
Fonte: ChrisFlores
Comentários