Exames das Mamas
O Diretor Médico da Clínica Sonnar, Dr. Codoaldo Cadete, fala sobre a beleza do Outubro Rosa e a importância dos exames que retratam o mês.
O Diretor Médico da Clínica Sonnar, Dr. Codoaldo Cadete, falou sobre a beleza do Outubro Rosa e a importância dos exames que retratam o mês:
Outubro Rosa, este mês maravilhoso, serve exatamente para conscientizar as mulheres de que é necessário haver uma realização de exames da mama para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Só assim é possível detectar o câncer, diagnosticá-lo o mais cedo possível para que haja uma cura mais efetiva. Por isso que poucas mulheres hoje morrem em decorrência do câncer de mama, em relação ao passado.
Quais Exames necessários para diagnosticar o Câncer de Mama
O Câncer de mama - que às vezes pode surgir como um caroço na mama - é diagnosticado muito bem pela Mamografia. A Ultrassonografia é muito boa para diagnosticá-lo em mulheres jovens, porque têm a mama muito densa, então a gente consegue enxergar melhor no exame. Mas o primeiro exame solicitado pelo médico em mulheres acima dos 35 anos sempre será a Mamografia, onde podem ser detectadas microcalcificações, e que não conseguimos ver na Ultrassonografia.
Outro exame extremamente importante é a Ressonância Magnética da Mama, mas só é realizada em casos específicos, como, por exemplo, aquela mulher que é muito jovem e teve a mãe ou a irmã com câncer de mama; ou a mulher que já fez cirurgias anteriores, cirurgias prévias nas mamas, e a mamografia deixa a desejar por causa das cicatrizes. Então entra aí a Ressonância da mama que tem uma definição muito boa.
Mamografia DIGITAL X Mamografia Analógica
Hoje se tem a Mamografia Analógica e Mamografia Digital. Claro que a Mamografia Digital é muito mais precisa. É como se você tivesse uma televisão de alta definição, em que lhe é possibilitado enxergar melhor e ter um diagnóstico mais preciso.
A Sonnar é a única no interior da Bahia que possui o Mamógrafo Digital. E a segunda no estado 100% Digital.
O Cuidado é fundamental para a saúde da mulher
O câncer de mama tem muito a ver com a vida que a mulher leva hoje, como hábitos alimentares e físicos. Há uma estatística de que o Brasil terá 52 mil casos de câncer de mama. É muita gente. E sabendo que a gente pode detectar esses tumores, que às vezes ainda nem chega a formar caroços – apresenta-se como microcalcificação - a gente pode fazer uso exatamente desses exames de imagem.
Gostaria de parabenizar a todas as mulheres. Espero que, depois dos 35 anos possam realizar a mamografia, que é feita anualmente, juntamente com a ultrassonografia e que se cuidem, façam todos os exames necessários aos cuidados com a saúde da mulher.
Dr. Cadete é Ultrassonografista; Ginecologista e Obstetra. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Vice Presidente da SOGIBA (Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia); Membro titular do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia).
Dr. Cadete é Ultrassonografista; Ginecologista e Obstetra. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Vice Presidente da SOGIBA (Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia); Membro titular do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia).
Comentários