Mamografia X Tireoide
Desde 2012 circula na internet uma discussão sobre o aumento na incidência do câncer de tireoide atrelado à mamografia. A discussão não tem base cientifica. Vem saber.
Desde 2012 circula na internet uma discussão sobre o aumento na incidência do câncer de tireoide atrelado à mamografia.
Vários estudos têm confirmado a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama. Por outro lado, existe preocupação sobre os efeitos que a radiação ionizante possa trazer para o organismo, e isso causa ansiedade entre as mulheres.
Entretanto, a alusão do efeito da mamografia em aumentar a incidência do câncer de tireoide não tem base cientifica, pois há diversos estudos publicados mostrando que o exame de mamografia não expõe a tireoide a doses consideradas nocivas.
A Clínica Sonnar é a única no interior da Bahia que possui o Mamógrafo Digital. A mamografia digital é a radiografia das mamas, que permite examiná-las de forma detalhada e em menos tempo de exposição à radiação. O aparelho de Mamografia da Sonnar ainda é capaz de fazer a Biópsia por Esteorotaxia, quando é introduzido um fio metálico numa área da mama, para retirada de material a ser estudado pelo mastologista.
Para aquelas pacientes que não se sentem seguras, a Sonnar disponibiliza um colar de proteção. Entretanto, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, o uso do protetor de tireoide em exame de mamografia não é recomendado na rotina, devendo ser utilizado apenas nos casos em que a paciente o solicite.
Portanto, mulheres, não deixem de fazer a Mamografia, pois é um dos exames mais indicados e eficientes na prevenção do câncer de mama. Ela deve ser realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade e revela possíveis alterações, como presença de nódulos e possíveis tumores.
*Com informações do Boletim do Colégio Brasileiro de Radiologia e Oncoguia.
Comentários