Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra, Dr. Hilton Pina, fala sobre temas importantes sobre os cuidados femininos
Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra, Dr. Hilton Pina, fala sobre temas importantes sobre os cuidados femininos
Sonnar: Quando procurar um ginecologista?
Hilton Pina: Depende da situação. Por exemplo: Uma jovem de 18 anos que inicia a atividade sexual, deve procurar o ginecologista antes para obter orientações sobre atividade sexual, proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, e o melhor método para anticoncepção. A partir daí, se ela manter uma atividade sexual, deve fazer o preventivo regular. Ou seja, antigamente se imaginava que preventivo era para mulheres mais velhas. Entretanto, a gente sabe que não: a partir do momento que a mulher que inicia a atividade sexual, mesmo que seja ainda muito jovem, deve fazer o preventivos regulares, no sentido de prevenir ou rastrear o câncer do colo do útero. As mulheres sadias só precisam buscar orientação ou condutas com seu ginecologista anualmente.
S: E quando as mulheres precisam procurar ginecologista com menor intervalo de tempo?
HP: Se elas têm alguma doença, evidente que este tempo deve ser abreviado. Na fase do climatério, que se inicia aos 40 e se estende aos 65 anos também as consultas podem ser anuais, dependendo se esta mulher climatéria mantém uma integridade de saúde boa. Se ela apresenta no decorrer desta nova fase de vida alguma doença, como osteoporose, distúrbio metabólico, alguma cardiopatia, diabetes, ou hipertensão, é claro que o ginecologista vai dar o diagnóstico e encaminhá-la para um especialista, mas repito, diante de mulheres sadias, as consultas serão sempre anuais. Diante de alguma doença que acontece em qualquer fase, as consultas poderão e deverão ser abreviadas e talvez um especialista poderá ser consultado também.
S: Hoje em dia as mulheres menstruam mais cedo?
HP: Não. O que mudou ao longo do tempo foi a primeira menstruação, conhecida como menarca. A menarca que há 30 anos, a mulher tinha em torno de 17 ou 16 anos, hoje - por múltiplos fatores - está sendo antecipada. Essas novas tecnologias, por exemplo, criou estímulos para o cérebro, antecipando a primeira menstruação.
S: A gente escuta falar em alimentos que têm muito hormônio, como frango, por exemplo, isso interfere na menarca?
HP: Interfere sim. Existem polêmicas a respeito de que se realmente alguns animais - tipo frango - teriam na sua dieta alguma substância hormonal para que se desenvolvesse mais rapidamente e fossem comercializados também de forma mais rápida. Alguns criadores negam isso, mas parece que sim. E quando ingeridos - aqueles que realmente têm hormônio - pode interferir na antecipação da primeira menstruação, por exemplo. E não é só isso, hoje já se descobriu que alguns fatores como alguns tipos de plástico, presentes em mamadeira, ou vasilhas que são esquentadas em micro-ondas, quando o bebê entra em contato em sua alimentação, ele acaba ingerindo algumas substâncias que ao longo do tempo vão ativando o cérebro. Este ativa as glândulas, que vão produzir hormônios precocemente, e isso pode condicionar a uma puberdade precoce, com o aparecimento das características sexuais secundárias em meninas abaixo dos 9 anos de idade.
S: Prevenção do Câncer
HP: Alguns tipos de câncer são preveníveis e curáveis, por exemplo, o câncer do colo do útero é um tipo que simplesmente num exame ginecológico, pode ser detectado e tratado de forma adequada e com a cura em 100%. O que acontece é que boa parte das mulheres vai a uma consulta ao ginecologista quando o câncer já está numa etapa avançada e aí então o grande momento dela que seria uma cirurgia ou um outro procedimento cirúrgico já não funciona tão bem. E será o momento de intervir com radioterapia ou quimioterapia.
Comentários