Punção Biópsia Aspirativa Guiada por Ultrassom
Biópsias ou Punções orientadas por ultrassonografia ou tomografia computadorizadaSão procedimentos adicionais que ajudam no esclarecimento e determinação de benignidade/malignidade de lesões.
Estes exames são efetuados através da introdução da agulha na pele em direção à lesão, recolhendo-se material que depois será analisado pelo médico patologista que fará o diagnóstico. As coletas de biópsia habitualmente não têm complicações.
A biopsia aspirativa também conhecida como punção aspirativa ou biopsia por agulha fina é um método de diagnóstico que consiste em introduzir uma agulha muito fina num nódulo ("caroço"), sendo a agulha mais fina do que é utilizada para tirar sangue. É utilizada frequentemente nos nódulos da tireóide, mamas, gânglios etc.
É introduzida uma agulha na pele em direção à lesão, recolhendo-se material que fixado em lâminas é enviado para estudo das células obtidas (exame cito-patológico). Este método habitualmente não tem complicações e, portanto pode-se ter vida normal depois de realizar este tipo de biópsia. No entanto pode ocorrer dor ao aparecer uma equimose no local da picada.
[Fonte: Jundimagem]
Onde é feito:
- Próstata
- Mama
- Tireóide
- Linfonodos
- Ovário
- Vilo Corial
Comentários