Folia com saúde
Durante o carnaval, alguns cuidados podem fazer toda a diferença para a alegria da festa.
Folia com saúde
Durante o carnaval, alguns cuidados podem fazer toda a diferença para a alegria da festa.
O carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensa em folia e muita diversão e se esquecem de alguns cuidados essenciais com a saúde. Pensando nisso, listamos 10 cuidados essenciais para um bom carnaval. Boa festa!
1. Coloque as vacinas em dia. Nessa época do ano, os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada, principalmente com o risco de se ferir com garrafas ou latas de bebidas, o que favorece o risco de infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.
2. Hidrate-se. É verão e pular carnaval requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, que facilitam a desidratação. A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida. Vale complementar a hidratação com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais, mas a água é o principal.
3. Alimente-se bem. Cuidar da alimentação durante e depois da folia é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é alimentar-se de 3 em 3 horas, consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras. Evite comer alimentos de procedência duvidosa e não exagere nos petiscos.
4. Proteja-se do sol. Evite ficar exposto diretamente ao sol e passe protetor solar e repasse a cada 2 ou 3 horas, se transpirar muito ou se entrar na água. Além disso, utilize um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos. Não se esqueça do chapéu e óculos escuros sempre que sair à rua.
5. Escolha a fantasia certa. Use roupas leves e claras, pois absorvem menos calor. Escolha sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos. Tênis e meia podem ser a melhor escolha.
6. Evite os excessos. O uso excessivo de bebida alcoólica, além de prejudicar a saúde, torna-se um vetor para outros problemas como os acidentes de trânsito. Lembre-se de que bebida e direção não saem no mesmo bloco.
7. Cuidado com a mononucleose. Uma das doenças mais comuns durante esta época é a mononucleose. Conhecida como “doença do beijo”, a infecção viral acomete principalmente adolescentes e adultos jovens, entre 15 e 25 anos. Entre os sintomas estão febre, dor de garganta e aumento de linfonodos (popularmente conhecidos como gânglios ou ínguas) na região do pescoço. Tem como principal transmissor a saliva, mas o vírus pode ser encontrado em copos mal lavados ou ao dividir canudos.
8. Use camisinha. O preservativo é a forma mais eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cujos níveis de contágio aumentam durante o Carnaval. Entre as mais comuns, então HIV, herpes genital, sífilis, HPV, hepatite B e gonorreia.
9. Fique atento às condições preexistentes. Além dos cuidados já citados, os diabéticos devem ter atenção redobrada: portar o cartão de identificação de diabetes, cuidar dos pés, levar o Kit para monitorar a glicose e ter sempre um kit de emergência, contendo alimentos ricos em açúcar de mesa.
10. Durma. Descanse sempre que possível e durma de 7 a 8 horas por noite. O desgaste físico durante os dias de festa podem desencadear problemas à saúde.
Fonte: Bensaúde, Em Tempo e Jornal da Chapada, adaptado.
Comentários