Tratamento adequado
Mastologista da Sonnar fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mastologista da Sonnar fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O mês de outubro é repleto de datas comemorativas, mas, em todo o mundo, outra comemoração em nível de conscientização da população também é lembrada, especialmente para as mulheres, a campanha Outubro Rosa, que divulga a prevenção do câncer de mama, tipo que mais acomete e que mais causa óbitos entre as mulheres em todo o mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar de mais raros, o câncer de mama também acomete homens. Quando descoberto no início, a chance de cura chega a 95%.
Sendo assim, o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para um tratamento mais adequado e com mais possibilidades de sucesso. Para a Drª Janaína Sarrizo, "quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o prognóstico". Ela ainda acrescenta: "todo incentivo que damos é para as pessoas procurarem o médico regularmente".
Como a prevenção do câncer de mama ainda não é totalmente possível, a mastologista da Sonnar faz um alerta para os fatores de risco mais associados no desenvolvimento da doença. São eles: primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa tardia (após 50 anos), nunca ter engravidado, primeira gestação após os 30 anos, obesidade na pós-menopausa, uso de terapia de reposição hormonal, histórico familiar (hereditariedade), doenças proliferativas na mama, ingestão regular de álcool, radiação ionizante no tórax.
Mesmo não podendo ser prevenido, o câncer de mama pode ser detectado precocemente através da mamografia. Segundo o INCA e a Organização Mundial da Saúde (OMS) este método deve ser mais recomendado que o autoexame, devido sua alta eficácia diagnóstica. Procure um mastologista e marque o seu exame na Sonnar, a única clínica da cidade com mamógrafo digital.
Comentários