Fique Alerta!
A Sonnar apoia a campanha #DiaMundialSemTabaco
A Sonnar apoia a campanha #DiaMundialSemTabaco
Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio e visa alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer no pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer como de boca, laringe, faringe, pâncreas, estômago e bexiga.
Para a OMS, o tabagismo é uma doença. Trata-se de uma dependência à droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.
Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem estar. Essa sensação faz com que os fumantes utilizem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para "relaxar".
Por conta disso, a dependência da nicotina é muito complexa e seu tratamento requer um autoconhecimento das razões que fazem o indivíduo fumar, orientações de como parar de fumar, como resistir á vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro. Ao parar de fumar, é possível sentir alguns sintomas desagradáveis, como irritabilidade, agressividade, tonteira, dor de cabeça e o forte desejo de fumar. Esses sintomas fazem parte da síndrome de abstinência da nicotina e podem ser amenizados com o uso de medicamento.
Comentários