Previna-se
No Outubro Rosa, tire 13 dúvidas sobre câncer de mama
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 52.680 casos novos da doença em 2013. No mês mundial de conscientização sobre a doença, tire 13 dúvidas sobre ela, com explicações da mastologista da Sonnar, Dra. Monalisa Ferraz de Ferraz.
- O que causa o câncer de mama?
Na verdade as causas do câncer de mama são várias tais como: menarca recoce, menopausa tardia, uso de terapia hormonal por mais de 5 anos, ter o 1° filho após os 30 anos, falta de exercício físico e obesidade.
- Atinge homens em que proporção?
Para cada 100 mulheres 1 homem é acometido.
- Existe algum sintoma além de caroço no seio?
Sim, a mulher pode perceber uma vermelhidão na pele da mama, ou mesmo retração da pele, ou a pele em casca de laranja ou coceira intensa e lesão avermelhada no mamilo.
- É sempre possível notar a doença por meio do toque nos seios?
Não, se o nódulo for pequeno e profundo não será detectado apenas com o autoexame, daí a importância dos exames de imagem anualmente a partir dos 40 anos.
- Segundo o Inca, o autoexame não é estimulado como medida de detecção. Por quê?
Por que, normalmente, quando palpamos o nódulo, ele já está, no mínimo, maior do que 1 cm ou mais, e o objetivo da realização dos exames de imagem é detectar o nódulo o mais precocemente possível o que fica dificultado só com o autoexame.
- Prótese de silicone nos seios pode levar à doença?
Não.
- Como é o tratamento de câncer de mama?
O tratamento é feito através da cirurgia da mama, que é a base do tratamento, além de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, quando necessário.
- Quais são as chances de cura de câncer de mama?
Se detectado precocemente, ou seja, o nódulo ainda confinado à mama e menor do que 2cm a chance de cura pode chegar a 95%.
- Quais mudanças de hábito podem diminuir a chance de desenvolver câncer de mama?
Ter alimentação rica em frutas, verduras, menos gordura, fazer exercício físico regularmente, evitar a obesidade, sedentarismo e o etilismo.
- Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?
Frutas e verduras. Alimentação saudável no geral.
- O que não se deve comer para ajudar na prevenção?
Alimentos ricos em gorduras saturadas.
- Qual é a importância da amamentação?
A amamentação é tida como um fator protetor para o câncer de mama.
- Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?
Os estudos são muitos controversos em relação a esse assunto, porém a maioria mostrou que o uso prolongado de anticoncepcional (por mais de 7 anos) pode aumentar a probabilidade de desenvolver a doença.
Comentários