Pele na gravidez
Entenda as principais mudanças na pele e saiba como evitar
É comum mulheres estranharem a pele durante a gravidez. Às vezes elas estão cuidando direitinho, passando os cremes, retirando a maquiagem,
mas mesmo assim as manchas de pele não deixam de surgir e outros fatores começam a incomodar. Se estiver sentindo isso, não se assuste. Apesar de incômodo, esse é um fator normal durante a gestação e que acontece com muitas mamães.
“A pele é um dos órgãos que sofrem modificações durante a gravidez. Manchas, aumento da produção de suor, estrias, acne e surgimento de telangiectasias (vasinhos sanguíneos) são algumas das alterações que a pele pode apresentar neste período”, explica a dermatologista Bianca Wiedemann.
Até 90% das gestantes podem apresentar manchas na pele que podem surgir em locais variados e de formas diferentes. Bianca conta que a mais frequente é a "linha nigra", uma linha vertical no centro da barriga. “As aréolas das mamas também costumam ficar mais escuras. Porém as mais temidas são os cloasmas gravídicos, manchas acastanhadas de diversos tamanhos que podem surgir até no rosto da mulher”. A dermatologista
explica que essas manchas estão relacionadas à exposição à radiação ultravioleta e às alterações hormonais do período gestacional.
Usar filtro solar pode atuar como uma prevenção dessas manchas, já que durante a gravidez os tratamentos ficam mais limitados. Vale lembrar que o filtro solar deve ser usado não só nos dias ensolarados, mas também quando o tempo está nublado e chuvoso. “Além disso, alguns produtos com ativos clareadores são permitidos no período da gravidez. É fundamental a consulta com um dermatologista para que ele oriente a melhor opção terapêutica para cada futura mamãe”.
Comentários