Frutas
Alimentos favorecem o equilíbrio do organismo e perda de peso.
Quatro porções diárias, em cores variadas, garantem nutrientes necessários ao organismo.
Trocar alguns alimentos por frutas nem sempre significa uma boa escolha para quem está de dieta. Há frutas que são altamente calóricas e podem acabar tendo um efeito contrário, prejudicando a perda de peso. Por outro lado, são ricas em nutrientes que não podem ficar fora da alimentação. “Um dos maiores erros alimentares é trocar uma refeição por frutas somente. Quando você deixa de comer um prato de comida variado, você está aumentando a chance de deficiências nutricionais que podem causar desequilíbrios no organismo. A fruta não fornece todos os nutrientes que nosso corpo precisa. O que precisa ser feito é um equilíbrio entre os nutrientes para que não haja excessos e nem deficiências”, explica a nutricionista especialista em nutrição funcional Carolina Baccei.
As frutas que possuem mais calorias são o açaí (cerca de 240 kcal), o abacate (cerca de 162 kcal) e a banana-maçã (cerca de 115 kcal). Já as menos calóricas são o melão (1 fatia – 25 kcal), maracujá (1 unidade – 45 kcal) e abacaxi (1 fatia – 43 kcal). “Essas calorias correspondem exatamente aos nutrientes benéficos à saúde, que não devem ficar fora da nossa alimentação. O abacate, por exemplo, é rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na desinflamação do organismo e no controle da compulsão alimentar, portanto não vejo sentido em tirar esta fruta tão saborosa da alimentação de uma pessoa que deseja emagrecer”, afirma.
A nutricionista explica que as frutas, se consumidas de forma equilibrada, são auxiliares do emagrecimento, pois favorecem o equilíbrio do organismo e, por consequência, favorecem a perda de peso. As mais indicadas são o maracujá, que contém pectina, um tipo de fibra que quando ingerida junto com água forma um gel no estômago, estimulando a saciedade; o limão, que ajuda a acelerar o metabolismo; e o melão, que auxilia no funcionamento intestinal, rica em água e aumenta a sensação de saciedade. “Em geral, quatro porções de frutas por dia já é o suficiente para garantir as vitaminas e minerais. É importante variar as cores, pois assim você está fornecendo ao organismo diferentes tipo de nutrientes. Para os sucos, não há necessidade de misturar muitas frutas, no máximo três opções é o suficiente.”, diz.
No café da manhã, comer somente frutas não é recomendado. “O café da manhã deve ser composto por carboidratos de boa qualidade, castanhas e proteínas, além da fruta”. A fruta pode ser incluída no lanche da tarde, após o jantar, como sobremesa, e até mesmo junto com a comida, se a refeição estiver em equilíbrio, sem excessos de determinado nutriente. “O cuidado que se deve tomar é com o excesso de açúcar na refeição. Não podemos esquecer que a fruta possui açúcar naturalmente em sua composição. E em todos os casos, é sempre importante um plano alimentar feito por um nutricionista.”
Fonte: Bolsa de Mulher
Comentários